Saiba mais sobre o Pilates Solo
Quando pensamos sobre Pilates é normal às vezes vir à nossa mente a imagem dos aparelhos, mas você conhece o Pilates Solo? Ele não usa os aparelhos, aliás, ele usa sim um aparelho fundamental: seu próprio corpo.
Embora no Pilates clássico a presença de aparelhos como o reformer e o cadillac se façam presentes, no Pilates Solo eles são dispensados e os músculos são trabalhados usando o próprio peso do corpo e a gravidade.
Se você está pensando em praticar Pilates, mas ainda está em dúvida sobre o método, saiba que ele é um exercício que tonifica, fortalece e melhora a saúde mental. Mas antes de pegar reservar sua primeira aula, descubra exatamente o que o Pilates Solo pode fazer por você e os seus maiores benefícios.
Pilates solo: o que é?
Pilates Solo é uma série de exercícios que são realizados no chão usando a gravidade e seu próprio peso corporal para fornecer resistência. O principal objetivo é condicionar os músculos mais profundos e sustentadores do seu corpo para melhorar a postura, o equilíbrio e a coordenação.
São usados acessórios para Pilates solo?
Às vezes sim. Os principais acessórios utilizados no pilates solo são: a bole a faixa elástica, que ajudam a dificultar um pouco mais os movimentos realizados.
Quais os benefícios?
Geralmente, o objetivo de uma aula de Pilates é fortalecer o “centro de força” do corpo, o core, termo de Pilates que se refere aos seus músculos abdominais, músculos das costas, assoalho pélvico, quadris e glúteos.
Através de uma série de exercícios no chão usando acessórios ou não, o treino ajuda a construir, esculpir e tonificar esses músculos, dando ao seu corpo uma aparência delineada.
Além disso, o Pilates traz outros benefícios como:
- Melhora a postura
- Flexibilidade
- Aumento da concentração
- Aumento da consciência corporal
- Força muscular
- Resistência
- Previne lesões
- Melhora o equilíbrio e a coordenação
- Gerenciamento de estresse e relaxamento
Qual a diferença do Pilates Solo para o Pilates com aparelhos?
O Pilates Solo têm os primeiros exercícios criados por Joseph Pilates, ele exige que a pessoa tenha mais controle e força da musculatura, pois não tem ajuda externa, e utiliza o próprio peso do corpo.
O Pilates com aparelhos veio para ajudar as pessoas que não conseguiam aguantar o próprio peso. Sendo assim, o exercício acaba se tornando um pouco mais fácil por ter ajuda das molas.
Porém, ambos trazem os mesmos benefícios que são: aumento da consciência corporal, controle muscular e o fortalecimento global da musculatura, e cada aluno pode se adaptar melhor a um estilo ou outro.
Benefícios também para a sua mente
Durante as aulas de Pilates a respiração é constantemente trabalhada juntamente com os exercícios.
Você se concentra tanto em respirar profundamente, que a mente pode se beneficiar da atenção plena, relaxamento e redução do estresse durante e depois da aula.
Com o tempo, sua mente torna-se treinada para ficar mais focada não apenas enquanto está na aula, mas também em sua vida cotidiana.
Aqueles que praticam o Pilates frequentemente colhem os benefícios desses exercícios de respiração profunda, sofrendo menos de ansiedade, raiva e até mesmo prevenindo a depressão.
Quem pode praticar?
Qualquer pessoa pode praticar, seja jovem ou velho, experiente ou não, sedentário ou atleta. O Pilates traz benefícios para todas as etapas da vida, garantindo bem-estar e saúde.
Tenho hérnia de disco na coluna e artrose nos joelhos, posso fazer pilares de solo?
Boa tarde! Tenho 67 anos e minha mobilidade anda ruim. Tenho artrose nos 02 joelhos, me deixando um pouco atrofiada.
Em 2024 estou pensando dá a volta por cima das dificuldades e começar o pilates de Solo, que tem perto da minha residência. 03 vou pra hidroginastica e 02 dias o pilates. O que me aconselha?