Joseph Pilates

Nas últimas décadas o Pilates tem caído nas graças de muitas pessoas e ficado cada vez mais conhecido. Mas você conhece a biografia do Joseph Pilates, o criador do método?

Joseph Pilates tem uma biografia muito interessante, vamos dar uma breve olhada em sua história.

Nesse vídeo você pode conferir a biografia animada do autor de um dos métodos mais difundidos nos últimos anos.

 

 

Afinal, quem foi Joseph Pilates?

Joseph Pilates nasceu perto de Düsseldorf, na Alemanha, em 1883. Pouco se sabe sobre sua juventude, mas ele parece ter sido uma criança frágil, sofrendo de asma, raquitismo e febre reumática.

Contudo, seu impulso e determinação para superar essas doenças o levaram a se tornar um ginasta competente, mergulhador e esquiador.

Em 1912, Pilates viveu na Inglaterra trabalhando como instrutor de circo, boxeador e instrutor de autodefesa. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi internado com outros alemães e durante esse período desenvolveu a sua técnica de condicionamento físico, ensinando-a aos seus colegas internados.  Ao final, todos obtiveram uma boa melhora graças aos exercícios.

Já no fim da guerra, ele foi assistente em um hospital e trabalhou com pacientes incapazes de andar. Usando as molas das camas dos leitos do hospital, ele sustentava os membros dos pacientes, fazendo-os estimular os músculos. Inclusive, grande parte dessas adaptações foram inspirações para os equipamentos utilizados hoje nos estúdios de Pilates.

No início dos anos de 1920, Pilates emigrou para os EUA com a sua esposa Clara. Juntos eles desenvolveram o e ensinaram o método em sua “academia de condicionamento do corpo” em Nova York.

Os aparelhos foram projetados a partir das suas experiências com o trabalho de reabilitação. Logo o método se tornou popular pelos benefícios e mudanças oferecidos ao corpo, e diversas celebridades visitavam o estúdio.

Em 1932, Pilates publicou um livreto chamado “Sua saúde” e mais tarde outro chamado “Retorno à vida através da contrologia”, em 1945. Por meio desses escritos e de seus alunos, o método foi mais difundindo e transmitido após sua morte em 1967, aos 83 anos.

Durante a sua vida, esse método de exercício foi chamado de Contrologia. Somente após sua morte o método ficou conhecido como “Pilates”.

Clara foi a responsável por transmitir o método enquanto era professora do estúdio, cuidando das necessidades especiais de cada paciente. Ela continuou operando nos estúdios em NY e passou seus conhecimentos para alguns alunos, os quais mais tarde abriram seus próprios estúdios e continuaram a propagação do método, que tem sem estabelecido até os dias de hoje.

 

Princípios do Pilates

Joseph Pilates baseou seu trabalho em três princípios: respiração, saúde e comprometimento de todo o corpo, com a mente e o corpo em um equilíbrio perfeito.

Princípios são tradicionalmente conhecidos como:

  • Respiração
  • Concentração
  • Centralização
  • Controle
  • Precisão
  • Fluxo

 

A evolução do Pilates

Com o passar dos anos, o método vem sido aprimorado conforme novos estudos vão surgindo. No entanto, as raízes da técnica mantêm os padrões de filosofia e movimento projetados por Joseph Pilates há mais de 90 anos.

A popularidade do Método Pilates se espalhou de forma constante desde o dia em que o Pilates abriu seu estúdio pela primeira vez. O Pilates tornou-se um fenômeno mundial com mais de 12 milhões de pessoas praticando, e os números continuam a crescer devido à sua eficácia e adaptabilidade.