Os benefícios do Pilates para corredores
Você gosta de correr? Hoje em dia o Pilates para corredores tem se tornado uma combinação poderosa capaz de trazer diversos benefícios seja você amador ou atleta profissional.
O corredor que pratica Pilates consegue uma coluna e um núcleo mais fortes e flexíveis, melhorando o desempenho e até mesmo prevenindo lesões.
O músculo trabalhado no Pilates têm como foco a estabilidade da musculatura do quadril, rotadores, extensores e flexores. Além disso, durante as aulas trabalhe-se muito o alongamento da cadeia anterior e posterior, mobilidade de coluna e exercícios de propriocepção.
Confira alguns dos muitos benefícios que o Pilates pode trazer para os corredores.
Postura e equilíbrio
Para um corredor, a postura é um dos principais ingredientes para o sucesso, mas ela dependente muito de um núcleo forte (o core).
O Pilates desenvolve um core forte, apoiando e fortalecendo os músculos do tronco, dos ombros, dos quadris e da pelve. Logo a diferença na postura, equilíbrio e estabilidade são percebidas. Estes podem eventualmente levar a uma enorme diferença positiva na sua postura, técnica, equilíbrio e estabilidade e tudo isso contribui para um movimento mais eficiente, com menos chance de lesão.
Um tronco mais forte e estável vai fazer com que o corredor:
- Corra de forma mais eficientemente com uma musculatura estabilizada
- Aumente a oxigenação e resistência com um diafragma que é capaz de expandir completamente
- Foque no movimento adequado com melhor consciência cenestésica
- Diminua a fadiga por conta de um menor esforço no corpo
- Corra sem dor
Força e resistência
Com exercícios de Pilates, os corredores também terão os músculos do estômago e do glúteo – a base de todos os seus movimentos – mais fortes. Para os corredores, a forte estabilidade do tronco manterá os ombros, pelve e coluna equilibrados e alinhados, de modo que eles possam gerar energia através das pernas, melhorando a velocidade e a resistência.
Previne lesões
Para os corredores, o alinhamento adequado do corpo é fundamental. As lesões mais comumente relatadas ocorrem no tornozelo, joelho e pelve/coluna lombar. Essas lesões geralmente são causadas pelo uso excessivo e não por um episódio esporádico.
Portanto, os corredores precisam ser capazes de manter um padrão de marcha eficiente, a fim de minimizar o uso excessivo de músculos (sobrecarga das estruturas dos tecidos moles, que podem levar a gastos excessivos de energia e aumento dos riscos de lesões).
Melhorar a respiração
Durante as aulas de Pilates a respiração é constantemente trabalhada. A respiração focada ajuda na melhora da concentração, e seu controle também é de extrema importância durante a corrida.
Rápida Recuperação
Após correr muitos quilômetros, no dia seguinte é normal que você se sinta mais fatigado, dolorido e cansado. Porém, quando o Pilates é aliado a corrida, o corredor não sente esses sintomas de forma tão intensa e se recupera muito mais rápido.
Isso se deve aos músculos estarem em melhores condições, alongados e a respiração focada, diminuindo o desgaste corporal.
Com que frequência o corredor pode fazer as aulas de Pilates?
É recomendado de 2 a 3 vezes na semana para ter um aumento dos resultados.
Aliar o Pilates a corrida trará todos esses benefícios e muito mais. Logo o resultado se verá no desempenho, velocidade e também na resistência corporal.
Muitos atletas profissionais já aliaram o método a sua rotina diária de exercícios. Como disse Metivier Baillie, americano e corredor de longa-distâncias que já competiu diversas vezes na IAAF World Cross Country Championships (a mais cobiçada competição internacional de corridas de montanha) e praticante do método Pilates: “É preciso mais do que pernas fortes e pulmões para ser um bom corredor. Ter um core forte é essencial para o equilíbrio, a flexibilidade, a respiração e a resistência”.
E você? Já começou a praticar Pilates? Alie a corrida ao método e obtenha resultados que poderão te surpreender.